Projeto Amando com Saúde 2017 - Luiza Colmán
Warning: A non-numeric value encountered in /home/luizacolman/www/wp/wp-content/themes/Divi-2-6-4/functions.php on line 5752

Feliz ano novo pessoal!!!!

Particularmente eu adoro começos de anos, em especial o mês de Janeiro. Acredito que esse é um mês terapêutico porque gera muita reflexão nas pessoas, a respeito de quais são os seus desejos para esse ano e como planejá-los para colocar em prática.

Não é à toa que este mês, foi eleito, como mês de prevenção a saúde mental e emocional pelos psicólogos. A campanha chama-se janeiro branco e iremos falar mais dela em outro momento.

Bem, um dos desejos mais almejados pelas pessoas na virada de ano é de encontrar um novo amor, ou ser feliz no amor que já está vivendo, não é mesmo?

Aliás o desejo de amar e ser amado é das grandes necessidades enquanto seres humanos.

É interessante que, no começo do ano, é muito comum vermos o conhecido Projeto Verão, que fala muito da vontade das pessoas de cuidarem do próprio corpo, emagrecerem, fazerem exercícios, e se alimentarem melhor ao longo no ano, para se sentirem melhor com sua autoimagem. Esse é um excelente projeto aliás.

Mas pensando nas várias pessoas que conversam comigo sobre amor, resolvi lançar o Projeto Amando com saúde 2017 que tem como objetivo incentivar ações que melhorem a qualidade de relacionamento das pessoas com elas e com parceiros (Ou possíveis parceiros) dentro do contexto do amor. (O que vocês acham? Eu adorei!!!)

Da mesma forma que no Projeto verão as pessoas precisam investir nos cuidados com corpo, no Projeto Amando com Saúde a proposta é investir nos cuidados emocionais que possibilitem a vivência do amor de forma mais saudável e tranquila esse ano.

Eis algumas ações para você começarem a colocar em prática o Projeto Amando com saúde 2017:

  • Encontre mais satisfação na sua vida:

Para ter relacionamentos amorosos saudáveis é muito importante ter prazer, gostar e ter orgulho da própria vida. Isso retira o peso que se coloca da felicidade somente no amor. Além disso, pessoas satisfeitas com a própria vida são muito mais bem humoradas e divertidas o que te torna uma pessoa muito mais atraente.

  • Invista na sua autoestima:

Quando eu falo em investimento é de tempo, atenção, dedicação e muitas vezes até dinheiro. Avalie quais são as coisas que gritantemente você não gosta a seu respeito. E viabilize formas de melhora-las. (Caso não consiga, você já experimento psicoterapia?)

A má relação com o corpo, por exemplo, costuma ser uma das grandes vilãs contra autoestima. Se este for caso, procure atividades física que sejam próximas do que você gosta. Hoje temos muitassss opções de atividade bacanas que melhoram a saúde e a autoimagem.

Além disso, faça planos alimentarem realistas e respeite o seu biotipo. Não se compare com modelos, atrizes e globais. Lembre-se, essas pessoas trabalham com o corpo, você, bem provavelmente não. O importante é se sentir bem.

E não se engane, autoestima é pré-requisito básico para uma relacionamento amoroso saudável. Sem ela você tende a escolher mal seu parceiro, e se colocar constantemente em situações de sofrimento e, em alguns casos, até mesmo abuso.

  • Trabalhe com algo que você goste:

O que meu trabalho tem a ver com minha vida amorosa?

Trabalho é uma das áreas mais importante da vida do ser humano. Trabalhar com algo que se gosta aumenta sua autoestima, alimenta seu projeto de vida, cria sua admiração por você mesma, entre tantas outras coisas. É um eixo da vida muito importante que faz um contraponto com a vida amorosa e impede que você canalize todas suas energias somente para o amor. Assim, evita situações de dependência amorosa, e lhe dá mais suporte e segurança para colocar limites na relação.

  • Dedique tempo a atividades de lazer e amigos:

Lazer e amigos trazem leveza e prazer para sua vida diminuindo ansiedade, e prevenindo contra a depressão. Atividades de lazer como viajar, dançar, andar a cavalo, cantar, tocar um instrumento musical são excelentes para saúde mental e emocional e trazem muito benefícios terapêuticos, não só para o amor mas para a vida.

Bons amigos significam relações significativas e íntimas, suporte, acolhimento para momentos difíceis, companhia para diversão. São também essenciais para nossa saúde relacional. Aliás, desconfie quando nenhum dos seus amigos gostar do seu namorado. Isso é um sinal que não pode ser desprezado.

Com esses passos pessoal podemos dar início ao Projeto amando com saúde 2017, pois estaremos construindo nossa felicidade em solo seguro: o nosso. Isso traz leveza e uma energia que permite que uma nova pessoa entre na nossa vida para somar e não para nos SALVAR de nós mesmas. E acredite, isso faz toda diferença.

Se tudo isso que eu apontei parece grandioso demais, mudança demais (e é mesmo!), e você sente que não sabe nem por onde começar. Sugestão: comece fazendo o possível. A direção da mudança é mais importante que a velocidade. E se precisa peça ajuda!!! Peça ajuda das pessoas que te amam, e peça ajuda de profissionais com condições para te ajudar.

Investir em saúde mental e emocional é a melhor forma de desenvolver relacionamentos de amor saudáveis e felizes. (Pelo meno eu acho!)

Projeto Amando com saúde 2017, porque você merece se sentir feliz e realizada no amor.  Te desejo sucesso!!!